sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Um momento de pausa.
Um momento de reflexão.
Um esperar pelo bolo de chocolate que está a cozinhar no forno.

Apercebo-me de que já não escrevo aqui há muito tempo. Não será com certeza por falta de coisas a contar, pelo contrário, são tantas as que acontecem que não dá tempo de escrever!

Mas é tempo de fazer um balanço:
4 meses passaram desde que cheguei. É incrível como parece tanto e tão pouco ao mesmo tempo! Tanto, porque já sinto que pertenço aqui: chegar a casa sabe bem, as ruas e as lojas já são familiares, olho o mapa da cidade e já não me parece um amontoado de linhas e palavras; e nestes quatro meses aprendi mais sobre música e tudo o resto do que num ano "normal". Tão pouco porque... são quatro meses! ainda faltam mais de outros tantos para acabar o ano!

As saudades são muitas, claro. Mas diferentes das iniciais: a principio era como que um desejo geral de ter de volta o que deixei, a minha família, a minha casa, o meu IGL, a minha Lisboa...
Agora parece que já não faz tanta falta a rotina antiga, já estando uma nova aqui estabelecida.
Mas faltam as pessoas!

Tenho saudades de estar com a minha mãe. Simplesmente aquele estar, aqueles dias partilhados, com conversas, umas non-sense, umas de rir, umas altamente filosóficas, de sentir que nos entendemos uma à outra como mais ninguém nos entende.
Tenho saudades do meu avô, de ouvir o relatório das compras que fez com todo o seu carinho para nós, e das suas infindáveis histórias de aventuras passadas.
Tenho saudades do Dirk, de falar Dirkês, de o ver a tirar fotos e das discussões ocasionais sobre um jogo de Playstation ou computador qualquer.
Saudades da Laura, e dos momentos de Entusiasmo partilhados, de ter alguém com quem partilhar música e ter a certeza de que vai ser bem recebida, de falar sobre o futuro e saber que o brilho ambicioso não está só nos meus olhos.
Saudades de ver o André a entrar-me de rompante na 32, desabafarmos mutuamente tudo o que é música, e o que não é também, de ter alguém com quem falar de teclas que me perceba realmente.
Da Ana, alguém de quem tenho à vontade para falar sobre tudo, um à vontade que surgiu quase de repente durante o ano passado, mas que faz sentido e sabe muito bem!
Do Jorge, das suas nerdices, alguém que me entende na vontade de Saber coisas. E claro, dos jogos de pepe rápido!
Do Francisco, esse cérebro admirável com quem dá para discutir o que seja, seja composições ou piadas secas, e que em alguns dias me faz uma falta desgraçada.
Da Rita, uma das sobreviventes da nossa geração, e alguém com quem é sempre bom falar, seja de futuro ou presente. E de cantar ao lado dela, muitas saudades!
Do Afonso, o outro sobrevivente, o tipo que esteve sempre por aí mas que senti que só o ano passado conheci e dei valor realmente.
Do Zé! Da maravilhosa conversa sobre religião na escócia. Já tenho pena de não estar no IGL este ano nem que fosse só para o conhecer um pouco melhor.
Do Tiago Amaro, esse grande homem, essa grande inteligência por vezes oculta, grande mestre de poker e de estratégias alimentares.
Do Tiago Oliveira, das infindáveis conversas sobre música, dos jogos de pepe também.
Dos HI4 e do non-sense com o ALberto.
Das conversas macabras com o Ricardo!
De tocar com a Débora e ouvi-la ser chamada campónia.
Do ar sempre feliz e relaxado da Eunice.
De falar sobre clavicórdios e legos com o Daniel.
Do sorriso sempre acolhedor e calmante da Filipa.
De me ver um pouco na Joana, a outra estrangeira, sentir que ela me entende de certo modo.
Da Magui e de toda a aura de energia e bom humor que a rodeia!
Da Teresa, da sua voz, e de quão bom foi vê-la entrar em EDD!
Do Luis, das trocas de "romantismo por música antiga", e das discussões interessantes sobre música. E os lanchinhos de ATC, mais os Tiagos e mais tarde o Jorge.
Da Mariana que me faz lembrar o verão e idas à praia.
Da Raquel, do seu ar sempre "fofinho", de cantar ao seu lado no ricercare.
Do Manel, que só conheci um pouco melhor há pouco tempo, mas que me surpreendeu pela positiva.
E da Dona Lina!


Enfim, melhor parar por aqui, que já me estou a estender.
E perdão pelo que é provavelmente o post mais lamechas alguma vez escrito na história do blogger. Mas enfim, todas estas pessoas significaram algo para mim, quer o saibam ou não. E de certeza que faltam muitas outras!

Goedenavond, een meisje onder een tafel op een vliegtuig

15 comentários:

baGa disse...

AI! nem vou dizer nada.
aliás, só te digo duas coisas:
1) é bom saber-te tão feliz , já desconfiava mas é bom ler a confirmação :)
2) fazes tanta falta cá que às vezes dou por mim a suspirar na sala de alunos... mas não queria nem por nada que voltasses definitivamente, sei que estás mil vezes melhor aí!

e olha, deixa la... um bocadinho de lamechice de vez em quando nunca fez mal a ninguem ;)

[estúpida, agora deixaste-me coiso.]


ah, há um
3) deves-me um email!!! :P

baGa disse...

olha e traduz lá esse grunhido que deixaste pá gente no final sff :P

Luis disse...

Estamos contigo! Bj grande :)

LL disse...

Có,

Nachtelijk goed belastten een smaak jullie en yogurts bestempelden geen ruggengraat veel.

Een wedstrijd zal er verordenen.

Poo.

teresameloduarte disse...

eu também gota que estejas feliz, bá :)

Filipa de disse...

BA! Obvio que mtas (TANTAS) vezes tenho saudades tuas! Mas que bom, que bom saber que estas tao bem!

Um grande Beijinhos!! (bem a minha maneira) :)

baGa disse...

olha outra com a mania das holandices. bá, fazes-nos um bolo de chocolate quando formos aí? :D

Jorge F. Rodrigues disse...

Bayley! para mim o pepe-rápido nunca mais foi a mesma coisa..
a sala de alunos está diferente, está mais vazia. Dantes, quando entrava na sala, ouvia um cravo e pensava: - Está na altura de chatear a Bayley!
Deixava a minha casa numa das cadeiras, subia para o primeiro andar, mas ficava atrás da porta da 32 a ouvir-te, porque não conseguia mesmo interromper o teu estudo. Por vezes ficava sentado na mesa ao lado do órgão Viscount isto até a Laura aparecer e perguntar-me o que estava a fazer..
Saudades!

Jorge F. Rodrigues disse...

clavecimbel en op smaak gebracht met zout

Magui disse...

concordo com o jorge... está mais vazia!... e o pépe já não é pépe... Fazes falta!
Adorava quando entrava na sala de alunos e estavas sentada a olhar para o infinito a matutar algo, com um olhar mesmo creepy! Tenho saudades :)

*aí segue uma onda de energia positiva! :D

Deb disse...

ooooooooooooooooooooooh
uau sabe bem ser lembrada assim camponiamente :)

vais er tao bom ver-te em abril Maria, sim MARIA

:) finfs

Possante disse...

Bem, espero que também tenhas algumas saudades minhas, já agora... Vou acreditar que sim, tendo em conta os vídeos anteriores!!!! Beijinhos e espero que continues feliz e com sucesso por aí. Acho que este ano não te vou aí visitar, mas há de chegar o dia. Beijinhos e até breve.
Doei!!!

Alberto disse...

Did someone say NONSENSE?

http://www.facebook.com/photo.php?pid=134536&id=100000415158890#!/photo.php?pid=135195&id=100000415158890&fbid=105478896142615

Anônimo disse...

:)
:)
tts saudadinhas!
xxxs apertadinhos
moi

Francisco Moitinho disse...

Porque é que só agora é que li isto? Não tenho andado a frequentar a blogosfera...
Cá em Lisboa está tudo a passar por uma fase depressiva. O IGL vai ser de novo muito diferente. O ano passado foste tu e o Tiago. Este ano é uma catrefada de gente.
Tenho imensas saudades de conversar contigo, e de compor contigo acompanhamentos para a música do HP ou do LOTR. E de te mostrar e ouvir os trabalhos de atc. E de tocar contigo. E das referidas piadas secas, das quais às vezes só tu te rias.
Mas vai-se andando, e ainda bem, porque é assim que se valoriza as pessoas que participam na nossa vida. E por muito que o contacto pessoal se torne escasso, a memória permanece e vale por si. Continuamos a ser amigos, por 10, 20, 30 anos, porque sei que quando nos voltamos a ver faz-se a festa.